quarta-feira, 8 de julho de 2015

1ª quimioterapia...


Ola meus Amores!!

Então... para começar no dia 7 de Julho(segunda) fui ao IPO fazer um ecocardiograma para saber como se anda a comportar o coração, seguida da famosa analise para saber se estamos aptos para começar a quimio e de seguida consulta com a médica e com a enfermeira!


Na consulta ... tanto com a medica como com a enfermeira é apenas para nos tirar as duvidas acerca dos efeitos da quimioterapia.
Como já referi num post anterior, farei quimio 1ª vez por semana num total de 12 semanas (Taxol/Paclitaxel) o venenito dá pelos dois nomes :) juntamente com o anticorpo (trastuzumab/ Herceptin) que quando terminar a quimioterapia será administrado de 3 em 3 semanas durante 9 meses mas isso são outros quinhentos!


Adiante... efeitos secundários que era disso que estava a escrever :) quais são? Vamos lá ver se consigo me lembrar de todos... sabem uma coisa? Ando meia lerda das ideias... seria bom ver disto!


Bom... queda de cabelo, unhas com possibilidade de formação de fungos (esquece o verniz gel que tanto adoras), dormência nas extremidades, cansaço, aftas... Ahhh... esquece o sol!! E para ajudar beber MUITA água!!



8 de Julho (ontem) foi dia da primeira quimio... meus amores... estava um pilhão de nervos!! Credoooo... olhem não consegui dormir, olhava constantemente para as horas. Por um lado se queria que as horas congelassem por outra queria que as horas andassem a correr... é um misto de ansiedade com medo... difícil explicar.


Mas bom, cheguei ao IPO acompanhada com a minha mãe, onde esperei e desesperei durante 2 horas para a minha chamada !Obrigada mãe.... Pensei que se tivessem esquecido de mim... Por fim lá ouvi o meu nome com as indicações para me dirigir ao Hospital de Dia 2.


Entrei, fica junto ao Pavilhão da Medicina, mais propriamente num contentor em anexo ao mesmo! Mas olhem que é um contentor todo á maneira!!
Estava nervosa, ansiosa... será que iria sentir todos os efeitos logo que começasse a quimio? A enfermeira fez-me algumas perguntas enquanto me dirigia ao meu cadeirão (foi o 3) instalou-me, explicou-me alguns efeitos enquanto manuseava o meu veneno!

O que ira sentir primeiramente era alguma sonolência (MENTIRAAA) foi MUITA sonolência... só me lembro de pensar... "Ai ca moca desgraçada que mal consigo abrir os olhos ou falar eheheh "
Isto porque? Porque antes de iniciar a quimio injectam uma medicação na veia para os enjoos e mau estar. A quimioterapia que faço não provoca esses sintomas, mas pelo sim pelo não fazem-no sempre! De seguida segue-se a quimio e for fim, um soro para limpar a veia e siga para a frente que atrás vem gente!

Simples assim.... Como já estava na hora de almoço, saímos e fomos almoçar a um restaurante mesmo á saída do IPO e regressamos a casa. E sim... a sonolência continua até agora.


Hoje dia 9... posso dizer-vos que sinto alguma sede e alguma sonolência!! Será que será sempre assim? É que se for... YIUPIIII!!



Beijinhos Mil*


P.s: Obrigado a toda a família e AMIGOS!! Vocês sabem quem são!! São assim.... 10 estrelas!!

P.s 1: Esqueci-me de tirar foto mas fica prometido para a próxima semana!!


3 comentários:

  1. Olá Célia. Desejo que seja sempre assim. Eu fiz 6 ciclos (12 sessões); só sei que o protocolo se chamava ABVD. Ficava um pouco enjoada e com um sabor esquisito a boca, mas nunca vomitei. O cabelo deixou de cair, a meio dos tratamentos e consegui mantê-lo, ainda que mais ralo e baço.

    Por isso sim, é possível que seja sempre assim e é o que te desejo :) beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Ola Susana! :) Não foi sempre assim como descrevi em cima :) Não foi pêra doce e que venha a próxima!!

    Beijinho grande :)

    ResponderEliminar
  3. Ola celia, chamo-me Elsa e tambem tenho cancro de mama. Sou da zona da lourinhã mas vivo na alemanha.ainda estou um pouco revoltada com tudo pois apenas estou ca apenas à 1 ano e como nao sei falar a lingua é complicado nao poder perguntar tudo o que quero. A cura esta a ser feita à base de tradutores nao sei se me faco entender. Bjs grande

    ResponderEliminar