quinta-feira, 30 de julho de 2015

3º e 4º quimio... e...a queda do cabelo....


Olá amigos! Há já algum tempo que não vos escrevo, mas as novidades são imensas...


No dia 21 de Julho (terça-feira) fiz a minha terceira quimio... correu lindamente! Fiz o tratamento de manhã, almocei no restaurante do costume que fica em frente ao IPO ( a senhora é uma querida ) e depois segui rumo em direcção à estação de Sete Rios para apanhar o expresso que me levaria ao sul do país (Albufeira)! 

Pois é! Aqui a menina foi passar uns dias ao Algarve... Dormitei toda a santa viagem!

Já depois de instalada e junto da minha querida e sempre presente família, passei a mão pelo cabelo, penso que desde que comecei a quimioterapia e em que sabia que iria perder o cabelo que instintivamente passava a mão pelo mesmo... numa tentativa frustrada de o tentar manter comigo um pouco mais de tempo....

Ao passar a mão, saiu-me um bocadinho de cabelo... Assustei-me... e pensei (é agora... começou...) a angustia instalou-se... engoli em seco, tremi por dentro e queria desejar que aquilo não estivesse mesmo a acontecer... Não havia volta a dar... e sabia que apenas iria piorar... Foi doloroso! Tanto fisicamente como psicologicamente... O couro cabeludo ardia-me, o  vento a bater no cabelo fazia dores, sentia como se me tinham puxado os cabelos até ao chão... 
Saímos à noite e consegui abstrair-me um pouco! Na manha seguinte fomos um pouco até á praia... Nunca saí debaixo do chapéu de sol, mas mesmo assim besuntei-me de protector solar! Bebi bastante agua para não desidratar e porque um dos efeitos da quimio é secura, portanto a agua é sempre muito bem vinda :)

Bom.. adiante. Comecei a sentir as primeiras dores musculares próprias dos efeitos secundários, mas mesmo assim dores suportáveis! Rumo à praia da parte da tarde... ( e então aí meus amigos ).... foi a degradação... mau estar geral, vómitos, dor de cabeça e cólicas insuportáveis! A minha irmã levou-me para casa onde se seguiu um episódio de diarreia e sensação de desmaio... Passado esse mau bocado, senti bastante frio... a temperatura lá fora deveria rondar os 35º Graus!! E eu a bater o dente... medi a febre e o termómetro marcava os 38º... De imediato liguei para o IPO, onde me mandaram ir para o hospital mais próximo pois pelos sintomas seria uma gastroenterite...


O meu cunhado foi comigo para o Hospital de Faro enquanto a minha irmã ficou com a minha sobrinha e a amiguinha dela! A caminho do hospital fui-me sentindo melhor e mais fresquinha, ele ligou o ar condicionado e realmente senti bastante melhoras! Fui prontamente atendida e muito bem recebida... Fui observada e a temperatura baixou para os 37º... menos mal! Ou seja... todos aqueles sintomas foram a reacção da quimio com o calor!! Nos dias seguintes mantive-me por casa, ainda com alguma diarreia mas o mau estar passou e não mais voltou!

Na sexta feira... decidi que deveria cortar o cabelo... porque a queda era imensa e por onde passava deixava cair cabelo! Vocês acreditam que tive 4 dias sem lavar a cabeça com receio que o cabelo caísse de uma só vez? :) Tonteira! 

Então cortei o cabelo lá mesmo por debaixo do condomínio... Confesso que não me custou quase nada! Senti um alivio enorme no couro cabeludo... e fiquei assim! 
Não é que me ficasse mal o corte de cabelo assim, mas realmente não me senti nada bonita... No sábado regressamos a casa! E no domingo não tive outra opção senão rapar o cabelo... tinha o cabelo solto por dentro e picava-me a cabeça enquanto dormia... e a dor continuava... Tentei rapar no domingo a seguir ao almoço mas faltou-me a coragem... então à noite... rapei... foi um momento muito delicado, onde chorei e sorri e onde fiz chorar e sorrir .... sentia que perdia a minha identidade enquanto via o meu cabelo já sem vida (ficou baço) a cair no chão... não me vou alongar muito sobre esse momento pois foi bastante intimo e prefiro guardar para mim... ficará registado na minha memória para sempre... e na memoria de quem partilhou aquele momento comigo...


Adiante!! Reacções à 4ª quimio! ZERO! Verdade :) nenhumas! Ora pelas minha contas isto funciona assim: uma semana estou bem, na outra nem tanto e assim sucessivamente :)!!


Voltarei em breve com mais novidades e algumas fotos pós queda de cabelo! Fica prometido! :))


P.S: Antes perder o cabelo que perder os dentes :) Não concordam? 


Beijinhos Mil ***

9 comentários:

  1. Ola celia...
    estas muito bonita.e eu estsva anciosa pelas novidades...
    eu vou para a segunda dia seis de agosto, o csbelo comecou a cair como o teu e ontem rapei,nao mecustou nada ate me sinto bonita,hoje ja fui saor tratar de assuntos meti um turbante e sentime muito bem.
    o que tenho e medo dos sintomas vomitos desmaios febre...etc....isso sim assusts me bastante,e tipo gripe? Ou mais complicado? Vai dando noticias.eu pus catrete correu bem e e a melhor opcao.
    Bjs e forca somos guerreiras.
    Bjs
    Cristina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Querida Cristina! Tão bom saber que ansiava por novidades minhas! :)
      Sim, agora que já +assou o choque de estar de cabeça rapada até que me sinto bonita!
      Olha eu não sei que tipo de quimio é que fazes.. a minha é a famosa branca (Taxol) e provoca-me dores no corpo, tal como uma gripe! Vá... uma valente gripe :)

      Vai-me dizendo algo sobre ti também!! Beijinhos e... Estamos JUNTAS!!!

      Eliminar
  2. Veja o que eu postei na página do cancro da mama sobre uma doente com cancro da mama que foi tratada no consultório da Dr. Alba Cuicas e que nós fazemos em Portugal com sucessos idênticos. A transfercêutica é a solução mais indicada para todo o tipo de cancros, é natural, incrementa a produção das células Natural Killer em 437%, as principais assassinas do cancro.
    O que em oncologia existe de maior reforço imunitário é o IP6 que se fica apenas em 49%.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Damião! Irei sim dar uma vista de olhos na página! Obrigado

      Eliminar
  3. Ola celia...
    Entao como de sentes hoje.eu fiz uma vermelha,acho que a segunda viai ser vermelha tb serao seis sessoes,a primeira correu brm so fiwuei dorminhoca de resto comi bem,nao tive enjoos.
    Agora vamos ver a segunda doze.
    estamos juntas
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá minha querida! :) Tão bom que estejas a passar bem! Fico tão feliz por ti! EU estou bem, vou fazer hoje analises!
      Beijinhos grandes ***

      Eliminar
  4. Como estas celia
    eu ja fiz a minha segunda vermelha correu bem so muito sono quandocheguei mas a noite nada dormi agora so muito csnsada,de resto continuo a comer brm.so que passo o dia todo e a noite toda a fazer xixi...mas tb bebo muita agua. Vai dando noticias.
    dizeram alguma coisa sobre a alimentacao.a mim dizeram para comer o wue tiver vontade,mas comer muita beterraba e agua com limao.
    Bjs





    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola minha amorinha! :) Eu tenho andado a passar muito bem!! Até brinquei com o doutor e disse-lhe que andava a fazer quimio da candonga :)

      Olha em relação ao sono, nos primeiros tratamentos também ficava sem dormir... agora felizmente já consigo ter uma noite bem descansada! E o único sintoma que sinto é mesmo o cansaço... Mas perfeitamente ultrapassável! Bebe MUITA água... mesmo MUITA. E em relação á alimentação, como de tudo, mas faço todos os dias uma refeição de peixe e não como carnes vermelhas! :)
      Beijinho e um xi enorme para ti!!!!!

      Eliminar
  5. Olá sei que não me conhece mas ando na mesma batalha da luta contra o cancro da mama. Estou na fase à espera dos tratamentos. Tambem cortei o meu cabelito curtinho. Temos que nos manter alegres e positivas

    ResponderEliminar