quinta-feira, 20 de agosto de 2015

5ª.. 6ª.. e 7ª quimioterapia... e os seus efeitos secundários...


Olá maltinha! Eu sei.. eu sei... tenho andado desaparecida mas a vontade não tem sido muita! (Shame on me).

Obrigada pelos emails recebidos e por saber que têm sentido a minha falta!! :)))
Ora então vamos lá por a cusquice em dia


Posso dizer que na 5ª sessão de quimio não tive quaisquer efeito secundário! Tive consulta com o meu oncologista e até comentei que a quimio que deveria andar a fazer seria provavelmente da candonga :) Ainda nos rimos à conta disso!

Na 6ª sessão ... as coisas foram bastante diferentes... tive imensos efeitos secundários... Como sabem faço quimioterapia todas as terças-feiras, e comecei a sentir os fortes sintomas na quinta e que perduraram até domingo... pois é meus amigos! Foi cá uma coça... (quem manda a mim dizer que era da candonga?!) Pimbas... é para aprender! Nunca mais volto a dizer o mesmo!!! Dores e mais dores e mais dores, falta de disposição para o que for, cólicas, fadiga ... essa então acaba comigo! Ando meia dúzia de metros e a sensação é de que acabei de fazer uma maratona! Credo....

Amores... pêlos nem vê-los... Nem imaginam o dinheiro que tenho poupado em depilações! Verdade!! Os pêlos das pernas foram-se, das axilas também e na zona genital também! Estes pêlos podiam nunca mais voltar pois não fazem faltinha nenhuma! Adiante... já os cabelos, posso dizer que pareço um Kiwi! :) :) é uma penugem tão estranha que  deverei rapar novamente este fim de semana! 
Outra coisa menos positiva é o meu inchaço... Acordo de manhã com o rosto tão redondinho que dá-me a sensação de que coloquei botox hahaaha! Oh gente... isto é do piorio!! O que me vale é que vai desinchando ao logo do dia! E ainda eu bebo 2 lt de água por dia...
As mãos, pernas, pés e barriga também ficam inchados e só mesmo à noite é que tem tendência para atenuar um pouco....(repararam no pormenor?... Um pouco) também tenho sentido que a dormência nas mãos tem vindo a piorar. Tenho falta de sensibilidade na ponta dos dedos e acaba por se tornar frustrante pois volta e meia deixo cair as coisas...

Adiante... passando então à 7ª sessão... esta semana... Ainda não tive grandes efeitos! Ligeira moinha nas articulações, apetite, fadiga e um pouco depressiva ...curiosamente esta semana sinto-me em baixo... sinto-me aborrecida comigo própria! Sinto-me cansada, feia, desgastada... Olho ao espelho e não me sinto bem com o que vejo... A minha pele do rosto está toda vermelha, pareço um camarão... arde, mesmo que aplique um bom creme sinto-a sempre demasiado seca, demasiado sensível! E com manchas castanhas!!! E penso que foi a parte das manchas que me fez ficar assim... cabisbaixa!! 




Eu sei que quando este pesadelo passar tudo voltará ao normal... mas agora sinto-me assim! Continuo a manter as minhas actividades, nunca deixando de trabalhar nem de socializar! Tento sempre manter uma atitude positiva.. mas sou humana e por ser humana é que sei que posso me permitir ficar em baixo... não sempre... mas ás vezes! Tenho esse direito...
A vontade é enorme de me esconder assim numa conchinha e esperar que toda esta tempestade passe! E sei que vai passar, mas neste momento está a passar por mim... 


Bom... chega de lamechices! Próxima segunda-feira é dia de consulta com o oncologista... e aí irei expor todos estes sintomas e o que poderemos fazer para atenua-los um pouco! E siga a dança :)



P.s: Obrigada à minha família e amigos por todo o amor,  carinho e paciência que têm tido comigo!! São incríveis e sem vocês todo este processo seria bem mais difícil de suportar! Mil obrigados...


Beijinhos Mil***

9 comentários:

  1. Célia, um dia de cada vez!
    Vai tentando sempre caminhar qualquer coisa, todos os dias. Eu subia a escada em casa e tinha de me sentar quando chegava ao quarto.
    Temos de ser mais teimosas...e fortes. O que me ri agora por causa dos pêlos. Também me aconteceu o mesmo....eu dizia que era um pêssego careca e depois kiwi na cabeça. Nunca rapei o cabelo "kiwi", porque via esses cabelos como os "resistentes". E se eles queriam resistir à droga, não ia ser eu a cortar-lhes a raiz. Beijinho grande e coragem. Já falta cada vez menos.

    ResponderEliminar
  2. Olá Verinha :) isto de se fazer algum esforço é uma tarefa bastante difícil! Parece que levamos uma tareia... Ando a ponderar rapar pois estes pelinhos "kiwi" fazem desconforto/doer...
    Obrigada pela força! Beijinho enorme para ti***

    ResponderEliminar
  3. Olá Célia,
    Nunca mais escreveu, como é que está a correr?
    Espero que se encontre bem.
    Beijinho enorme
    Danela Guerreiro

    ResponderEliminar
  4. Ola miuda gira...
    Entao esta tudo bem vai dandk noticias...bjs


    ResponderEliminar
  5. Já tive duas vezes cancro. A primeira fui operada e fiz 6 ciclos de quimio tinha que ficar internada 4 dias, fazia 3 tratamentos. Ainda cá estou e sempre Com Muita Força.

    ResponderEliminar

  6. Boa Tarde

    Pode divulgar o meu blog sobre cancro renal? É que é um cancro não muito frequente, há pouca informação e gostava de contactar mais doentes deste tipo,
    Peço desculpa pelo incómodo.

    https://tenhocancrorenal.blogspot.com/

    Cumprimentos

    J Francisco

    ResponderEliminar