segunda-feira, 30 de março de 2015

O inicio... ou não...



Ola a todos/as, chamo-me Célia! tenho 34 anos e tenho cancro da mama!

Pois é! Calhou-me a mim na rifa este sacaninha... Vou-vos contar a utopia que passei até ser realmente diagnosticado!
Estávamos em Fevereiro de 2013 quando ao passar a mão pela mama esquerda senti um caroço e comecei a estranhar o facto do mamilo ficar invertido. Tinha que o o puxar para fora. Achei estranho e comentei com a minha irmã. Decido marcar uma consulta na médica de família que desvalorizou a minha queixa dizendo que "aquele alto" era um osso do meu tórax! WTF!! Mas lá consegui que me marcasse uma mamografia/ecografia!
Bom, nada foi registado a não ser um fibroadenoma na mesma mama! Saí de lá contenterrima :) !

Ao longo do ano notei que o caroço vinha a ficar mais perceptível ao toque! (um aparte, o caroçito fazia doer, não uma dor constante, mas como se de vez espetasse uma agulha no dito cujo).
Com alguma insistência por parte da família resolvi marcar nova consulta em Outubro com a médica! 
 Desta vez assustou-se por perceber que  o "osso" estava saliente. Sim já se notava sem ser pela apalpação... Nova mamografia/ecografia. Na mamografia a técnica percebeu de imediato onde o nodulo se encontrava. (sim agora já era um nodulo e não um osso) Na ecografia o técnico não encontrava nada suspeito! PÁRA TUDO!!!! Agarrei na mão do técnico e fi-lo passar a mão pelo nodulo! Ahhh.. bom... mais de 15 min para ver o sacaninha como deve de ser, nova repetição de mamografia e conclusão: Achamos melhor fazer uma biopsia!! WHAT?? Serio?? Naaa.... Mas não  era só um "osso"?
Nova consulta no dia seguinte com a médica de família que me manda para o IPO de Lisboa fazer uma biopsia. Ok... Aqui senti que poderia ser algo mais grave. Deitei uma lagrimita já dentro do carro....


* Para este post não ficar demasiado grande farei um outro já de seguida! :)


                                                                                                                                   

6 comentários:

  1. OLÁ,
    A Vida é por vezes muito Madrasta!! Como eu a compreendo....
    Mas tb existem dias de Sol!!!
    Muita FORÇA!!! bjs e tudo irá correr bem!!

    ResponderEliminar
  2. Ola Cristina! Muito obrigado pela sua força!!! :) Tudo irá correr bem sim! Muitos beijinhos ****

    ResponderEliminar
  3. Força Cristina. Esse sacada do cancro, que apareceu na sua vida sem ser convidado, tem que ser derrotado e, com a determinação com que te jeito, não duvido que venceras.

    ResponderEliminar
  4. Força Cristina. Esse sacada do cancro, que apareceu na sua vida sem ser convidado, tem que ser derrotado e, com a determinação com que te jeito, não duvido que venceras.

    ResponderEliminar
  5. Olá Célia
    Vim aqui parar através dos blogs Portugal. Foi o titulo que me puxou até aqui e para entender vim até ao inicio.
    Fizeste-me lembrar a minha situação quando fui fazer a ecografia mamaria(que faço anualmente) devido ao nodulo que tenho. Na altura a medica demorou muito mais tempo do que as outras vezes e eu fiquei aflita. Quando lhe perguntei se tinha encontrado algo e me responde "já falamos" não aguentei e desatei a chorar. Pior fiquei quando me mandou repetir dai a 3 meses. Resumindo já la vão cerca de 7 anos e a eco que era anual passou a ser feita mais cedo. Aumentou, mas segundo dizem não aparenta sinal de ser maligno.
    Seja como for, sempre que tenho de fazer o exame o stress e o medo apoderam-se de mim.
    Segundo dizem esse teu pensamento positivo faz diferença, para quem tem o cancro. Já li alguns posts e vi que nem sempre tem sido fácil, mas a vida nem sempre o é e vamos dando a volta, não é?
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joana! :) Fiquei contente por teres demonstrado interesse no meu blog! Sei bem o que passaste... é uma situação angustiante e desgastante!
      O pensamento positivo segundo dizem é meio caminho andado para a cura... É claro que tenho momentos menos bons e quando assim é tento sempre dar o meu melhor para ficar bem! Viver um dia de cada vez é o meu mantra diário.

      Bom fim de semana e um beijinho para ti ***

      Eliminar