terça-feira, 23 de junho de 2015

Preservação das células ováricas... SIM ou NÃO


Olá meus queridos! :)

Pois é! Aqui está um tema que quanto a mim deu muito que falar... Preservação das células ováricas! E então o que é isto e no que consiste?

Para quem não sabe a fertilidade tanto no homem como na mulher com cancro pode ser afectada pela doença e pelos tratamentos. Logo é importante estar-se informado antes de se iniciar os tratamentos sobre o risco de infertilidade no futuro.
Foi o que eu fiz... apôs longas horas de pesquisa na Internet, o meu oncologista encaminhou-me para o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra nomeadamente para o Centro de Preservação da Fertilidade.

Bem... posso vos dizer que aquilo é ENORME! Depois de algumas voltas para conseguir encontrar o edifício, lá demos com aquilo! Sim, fui com o meu cunhado! Obrigado... és 5 estrelas! Ás vezes 7 :)


Adiante... Então quando cheguei fiz uma ecografia vaginal e uma análise ao sangue!
Em cada mulher, a quantidade de óvulos é limitada e vai diminuindo com a idade, principalmente a partir dos 35 anos.

É possível ter uma ideia da fertilidade de uma mulher pelos níveis de certas hormonas e pela observação dos ovários com ecografia.

Alguns medicamentos usados em quimioterapia podem diminuir o numero de óvulos da mulher ou afectam o funcionamento do ovário, quanto maior a dose do medicamento e a duração do mesmo, maior é o risco de infertilidade.

Basicamente a preservação passa por várias etapas... Consistia em voltar ao hospital umas 4 a 5 vezes dia sim dia não... Para se poder controlar as hormonas e os ovários e neste período que ronda os 10 dias teria que aplicar uma injecção diária para "multiplicar" os óvulos.

Para mim ficaria muito dispendioso deslocar-me a Coimbra dia sim dia não... e neste momento prefiro concentrar-me no que vem pela frente... Foi uma decisão bastante ponderada, onde falei com a família, com amigos e com algumas pessoas na mesma situação que eu! Foi uma decisão que não foi fácil... Mas segundo o meu oncologista a probabilidade de infertilidade é baixa! Vou continuar a ser acompanhada pelo Centro de Fertilidade em Coimbra independentemente da minha decisão e isso conforta-me um pouco mais...

Por isso entrego a Deus e ao Universo esta minha decisão... 


Beijinhos mil *

P.s: Obrigado família e amigos... Obrigado por me aturarem, por me ouvirem... Amo-vos Mil vezes!




7 comentários:

  1. Boa tarde.
    Não resisto a partilhar a minha experiência. Comecei a quimio 2 meses depois da minha filha mais velha nascer. Questionei a médica sobre esta questão e depois perguntei ao meu marido se fazia questão que preservasse os óvulos. Naquela altura queria era concentrar-me na Leonor e nos tratamentos. O meu marido disse-me que queria era que me tratasse e nem sequer pendei mais nisso. 6 meses após a quimio tive a felicidade de engravidar novamente. O que posso dizer? Somente Deus iluminará a sua decisão. Seja ela qual for, será certamente a melhor. Um beijinho Susana Neves

    ResponderEliminar
  2. Olá Susana! :) Obrigada por partilhares a tua experiência! Agradeço imenso!! Como se pode comprovar por ti,engravidaste!! :)) Tal como eu,quero apenas concentrar-me na minha cura... a escolha já fiz, será a não preservação. O restante... entrego ao Universo e a Deus. Um beijinho muito grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico aqui a rezar por ti. Acredito que vai ficar tudo bem e que hás-de concretizar o sonho de ser mãe (biológica ou não). Um beijinho

      Eliminar
    2. Obrigada Susana! Tão linda. :) Um beijinho assim XXL para ti e para a tua família.

      Eliminar
  3. Olá Célia pode dar me o seu mail sff? Precisava de lhe fazer uma perguntas.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Claro que dou!
    celia.abreu.blogger@gmail.com

    Beijinho

    ResponderEliminar