quinta-feira, 16 de julho de 2015

2ª quimioterapia e reacções...


Bom dia alegrias :))


Então na passada terça-feira (dia 14) fiz a minha segunda sessão de quimio... Olhem posso dizer-vos que não estava nada nervosa!


Cheguei bastante cedo, deveriam ser umas 7.30 da manha , pois iria começar a quimio pelas 8. 30.... Não custou nadinha, apenas 4 horas.... credooooo 4 horas a levar literalmente na veia! Foi dose...

Então e 4 horas porque? Porque pela primeira vez levei um anticorpo que se dá pelo nome de Herceptin ou Trastuzumabe...E o que é isto perguntam vocês... Então... é um anticorpo que age directamente sobre as células que provocam o cancro poupando assim as células que estão boas.
Não tem praticamente efeitos secundários... pelos menos a mim pouco os senti!


Este medicamento serve como complemento ao tratamento de alguns cancros da mama! Nomeadamente aos que possuem tumores HER 2 que é o meu caso!

E o que é que ele faz? Ele simplesmente impede o crescimento das células cancerígenas, sendo assim, diminui a probabilidade da doença se espalhar para outros órgãos!  


Demorou mais tempo desta vez pois foi a primeira vez que o fiz, sendo assim demora cerca de 90 minutos a administração do mesmo. Das próximas vezes o tempo de administração passa para os 30 minutos. 




Em relação aos efeitos secundários posso dizer-vos que pouco senti... Senti alguma alteração no sabor da comida, mas foi coisa passageira, alguma sonolência, sede e dormência nas mãos, barriga inchada, mãos e pés inchados, menstruação que veio com vontade de ficar  e algumas dores mas tudo perfeitamente controlado! 
Cá para mim esta segunda sessão de quimio era da candonga :)))


E por hoje é tudo! Prometo que farei outro post sobre os tumores HER 2 para perceberem como funciona a coisa!



Beijinhos Mil *


P.S 1: Lembrei-me de tirar foto mas fiquei com vergonha, pois estava tudo de boca aberta a ressonar :)


P.S 2: O cabelo ainda não deu sinal de me querer abandonar :)





Sem comentários:

Enviar um comentário